Esse texto começa com uma reflexão sobre o alcance das nossas ações quando tomadas em nome de uma organização. A sua empresa pode ser vista como um organismo vivo e, por isso, causadora de impacto, que aplica forças de vontade sobre seus desejos. Muito filosófico?
De maneira mais simples, as organizações caminham para o rumo em que as pessoas que estão dentro dela traçam, podendo ser esse rumo um caminho rico para a sociedade e para ao mundo. Alinhado a essa visão, temos aqui na AKBW a noção de branding ou identidade da marca, ou seja, a impressão que você causa no mundo através de como ela é percebida pelas pessoas em sua volta. Será que você está causando uma boa impressão?
Nós escolhemos o Web Design como a base do nosso trabalho e a nossa maior inspiração é levar a essência das empresas para diante das telas, conquistando o cliente já no primeiro olhar. Isso é muito importante! Quem já teve uma primeira experiência negativa sabe o quão mais difícil é ser reconquistado para dar uma outra chance, do que se tivesse tido uma experiência positiva logo de cara e que, ao invés de dificultar, facilitasse a venda.
Ter um site hoje é um pilar sólido de comunicação das empresas que atuam na internet e muitas vezes a primeira impressão também vem através dele.
Por que ter um site? Sendo direto, para aumentar a relevância da sua empresa. Um site é um chamariz de clientes, é o cartão de visitas mais efetivo dos últimos tempos. Além de trazer muito mais credibilidade para sua organização.
O mundo online é o mundo dos negócios, das negociações, das trocas, dos câmbios, da interatividade, da informação, do desenvolvimento.
Se você está na internet hoje, em algum momento você será impactado por alguma marca e não tem como escapar disso, eu diria até que é impossível não ser impactado por uma marca na internet.
Todo bom profissional quer mostrar o que faz para as pessoas em sua volta, pois fazer isso é aumentar a chances de conseguir mais clientes, fornecedores, parceiros, admiradores, promotores e assim poder mostrar de fato uma história de sucesso.
Ter um site, portanto, é receber um selo de modernidade que a sua empresa leva para o mundo atual.
É uma questão lógica também, pois a probabilidade de te acharem no Google é muito maior quando você tem um site!!!
Um site é um setor comercial por si só, um conjunto de códigos programados para vender e que fica oferecendo seus produtos ou serviços 24hrs por dia.
De modo prático, utilizando a tecnologia de forma inteligente, deixando ela produzir e gerar oportunidades de venda.
Se você pudesse escolher entre ter ou não ter um site, é difícil encontrar uma resposta negativa.
Ter um site é ter vários tipos de benefícios para o seu negócio, cito dois principais abaixo:
– Quer colocar a sua ideia no mundo e validá-la? Crie um site. É um caminho altamente assertivo para saber se é atrativo para as pessoas ou não.
– Quer colocar a sua empresa em outro patamar (o trabalho presencial já está funcionando legal) e agora você quer divulgar, compartilhar, ofertar, vender mais. Advinha qual é o melhor canal para isso?
Só que você estará preso à forma de como elas funcionam. Como assim? As rede sociais tem regras e elas podem mudar a qualquer momento. Elas podem quebrar a qualquer momento. Veja o caso do Orkut, do MSN, Snapchat… até os Youtubers que ganhavam milhões agora estão perdendo suas remunerações, por causa da forma dos anúncios. Vários negócios foram feitos por via dessas plataformas onlines e que tiveram que se reinventar para continuar vendendo por outro lugar. O WhatsApp é um ótimo exemplo recente (que nós aqui da AKBW também usamos) que facilita muito a nossa comunicação com os clientes e consequentemente aumenta nossas chances de venda. O segredo é não fazer das redes sociais uma estratégia vital para o negócio acontecer.
As redes sociais podem acabar, é improvável eu sei, mas nosso mundo é imprevisível às vezes, para o bem ou para o mal. E já vimos isso acontecer várias vezes na história.
Porque a regra muda, o jogo muda, a rede social muda, e ela já até previa essa mudança há muito tempo, você só não sabia, ou sabia, mas não quis acreditar.
E o que você faz? Se adapta. Certo, porém o tempo, o esforço, os recursos despendidos para essa adaptação, tem que serem levados em consideração. Então como você pode começar a ter mais controle sobre suas ofertas? Diversificando as estratégias, ter o seu próprio “www.” com certeza é um fator anti-frágil e diminuidor de risco.
É claro que você pode ter bons sites e sites ruins, mas aí entra a qualidade do serviço da empresa que se dedica à criação de sites.
Também tem o custo, ou, se você quiser enxergar de uma outra forma, o investimento.
Mas como diz o ditado, talvez esses sejam os preços a se pagar para alavancar os resultados.
Você divulga o que você faz e espera algum retorno.
Simples e objetivo, porém, na prática, pode se tornar algo bastante complexo. Pois há inúmeras maneiras de isso ser feito. Por isso a necessidade de um bom profissional de Marketing, de Web Design, Branding…
Sinto que esse texto já rendeu bastante!! Mas para finalizar, eu gostaria de te mostrar mais 4 benefícios de se ter um site, que vão além do que você esperaria:
O que normalmente você poderia esperar:
Esse artigo resume de forma sucinta e direta os motivos que levam alguém querer ter um site e porque ter um site pode trazer ótimos resultados para a sua empresa, para sua organização, sua loja, imagem pessoal, blog, projeto, política… já deu para entender que são diversas maneiras de atuar na internet através de um site ne?!
–